domingo, 15 de setembro de 2013



O que é CREATINA?
     A composição da creatina é [NH2-C(NH) - NCH2(COOH)-CH3] é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. A palavra deriva do grego kreas, que significa carne. Em 1832 o cientista e filósofo francês, Michel Eugene Chevreul, identificou e nomeou a creatina, mas foi Justus von Liebig, cientista alemão, que anos depois começou a promovê-la como substancia importante para aumento de força em trabalhos físicos.

Creatina e função renal?
     Normalmente os nutricionistas e alguns profissionais de saúde, rotineiramente medem os níveis de creatinina sanguínea para determinar a função renal. A creatina é quebrada em creatinina após o exercício físico dos músculos. O seu nível é equilibrado pelos rins, e logo após ela é eliminada pela urina.

     A Creatina age no organismo diretamente nas mitocôndrias , que são organelas das celúlas do organismo humano. Ela fornece energia e aumenta a quantidade de água da célula, dando volume a mesma. Consequentemente há uma expansão em suas células, resultando em maior densidade muscular e força física.

Fontes de CREATINA?

     Em humanos, geralmente metade da creatina armazenada é originada dos alimentos (principalmente da carne e peixe). Entretanto, a síntese endógena de creatina no fígado é suficiente para as atividades normais do dia-a-dia. Em função disso, apesar de os vegetais não conterem creatina, os vegetarianos não sofrem por sua deficiência.

No Brasil, Estados Unidos e Portugal

     Em 2005, a venda de creatina como suplemento alimentar foi proibida pela ANVISA em todo Brasil. Entretanto, esta proibição foi revogada em abril de 2010 com a publicação de uma nova regulamentação de alimentos para atletas, onde há uma recomendação clara para o uso do suplemento a base de creatina apenas para atletas que praticam exercícios de alta intensidade.

     Em Portugal a creatina pode ser encontrada sob o formato de mono-hidrato de Creatina e é um produto autorizado pela ASAE. É sobretudo utilizado para o aumento muscular e da força bem como a resistência da mesma.

Efeitos

Nitrobombeamento - Volumização Muscular - - Energia - Aumento da síntese proteica

 

Referências


Base de dados Creatina por AlfaAesar, consultado em 31. Mai 2007 .

Römpp CD 2006, Georg Thieme Verlag 2006.

Anvisa - Agência sensibiliza produtores de alimentos para atletas.
 
 
Luís Otávio LOLD
Profissional de Educação Física (Fortaleza-Ce)
Cref-005751-G/CE

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário