terça-feira, 22 de outubro de 2013

                         TREINAMENTO DE FORÇA E CONDICIONAMENTO 

     Programas de força e condicionamento pode ser realizado em praticamente qualquer lugar e utilizando: bolas, elásticos, cones, fitas de tração, fita TRX, resistência pela utilização do próprio peso corporal e etc.

O que é Treinamento de força?

São os treinamentos  voltado para o ganho de massa muscular, resistência muscular, potência e força máxima. Consiste basicamente em séries de exercícios que objetivam aumentar as capacidades musculares.

Vários atletas utilizam técnicas específicas para tal desenvolvimento aliado a uma boa alimentação rica em carboidratos, proteínas e fibras em conjunto com as vitaminas essenciais à saúde humana.

Força
§        Força muscular é a capacidade do corpo de exercer força. A força é de suma importância em todos os eventos esportivos.

Tipos de força 
- Força máxima
- Força elástica
- Resistência de força 

Força Máxima
§         Força máxima é o máximo de força que um músculo contraído pode produzir. Força máxima não determina a velocidade com que um movimento pode ser continuado. Força máxima é o mais importante em eventos onde grande resistência precisa ser superada ou controlada.

Força elástica
§         Força elástica é nossa fonte de força. É a combinação entre as velocidades de contração e de movimento. Força elástica é o mais importante em eventos intensos — agachamentos, saltos e arremessos.

Resistência de força
§         Resistência de força é a habilidade para continuar a exercer força enquanto a fadiga aumenta. Fazer abdominais até a exaustão é um teste de resistência de força. Corridas entre 60 segundos e oito minutos requerem grande resistência de força.

Como desenvolver força
Tanto os treinos de resistência quanto de pesos desenvolvem a força. Evite treinamento com pesos com atletas jovens. Exercícios de resistência pelo peso corporal, treinamento de circuito e exercícios com bolas ajudarão os atletas a atingir seus objetivos.

Desenvolvimento de força

Princípios imediatos de Treinamento de força e condicionamento

§        O Treinamento de força e condicionamento tem como objetivo ajudar os atletas em seu desenvolvimento em geral.
§        Além disso, treinamento de força e condicionamento ajuda a prevenir lesões em atletas, ao torná-los mais saudáveis, flexíveis e com músculos e ossos mais fortes.

§        Flexibilidade 
Alongue lenta e controladamente. 
Não estale nem sinta dor. 
Respire lenta e compassadamente; não segure o fôlego. 
Alongue levemente: de pouca a nenhuma tensão – segure por 5 a 12 segundos. 
Alongamento de desenvolvimento: alongue mais até sentir uma leve tensão novamente – segure por 15 a 30 segundos.

§        Equilíbrio muscular - Exercite tanto os músculos anteriores quanto os posteriores ao fazer treinamento de força 

Exemplo: se exercitar os bíceps, faça o mesmo com os tríceps
Importante na prevenção de lesões

§        Seleção de exercícios - Dê atenção às condições gerais do corpo. 

§        Seqüência de exercícios  - Muito importante para aproveitar ao máximo cada exercício. Exercícios e elevações que trabalham muitos grupos musculares e demandam maior concentração mental - realizar em primeiro lugar. Exercícios e elevações que trabalham grupos musculares pequenos e requerem menor concentração - realizar no final da sessão.

§        Freqüência de treinamento - Inclua sempre um dia de repouso entre os exercícios de força.
§        Número de séries - Uma série de cada exercício é recomendada durantes a primeira ou segunda semana de treinamento. Aumente o número de séries conforme o programa avança.

§        Repouso entre as séries - Depende dos resultados desejados dos exercícios. Resistência muscular: período curto de repouso – recuperação completa não é necessária. Força e poder: período longo de repouso – recuperação completa necessária .

§        Repouso ativo - Um período ativo, de nível recreativo, após a conclusão de uma temporada esportiva. Pode ou não incluir treinamento de força 
Dá aos atletas um intervalo e a seus corpos tempo de recuperação e descanso.



Qualquer modalidade de exercício para o alcance do condicionamento físico deve ser acompanhada por médico e Personal Trainer especializado.

Alguns exercícios de resistência devem ser evitados por hipertensos crônicos, como também por crianças e adolescentes em fase de crescimento.

Já a aptidão física é a capacidade que o indivíduo tem de realizar determinados exercícios e não deve ser confundido com condicionamento físico, pois envolve uma série de fatores como postura correta e total amplitude de movimento das articulações. E a educação física esta bem relacionada com condicionamento físico.

Contatos para;
§  Avaliação Física;
§  Prescrição de treinos;
§  Personal Trainer;
§  Treinador para concursos;
§  Exercícios físicos para pessoas da 3ª idade (melhor idade);
§  Grupos em condomínios;
§  Gestantes;
§  Treinos funcionais;
Tudo isso pode ser realizado no conforto do seu lar.




Luís Otávio LOLD
Profissional de Educação Física (Fortaleza-Ce)


Cref-005751-G/CE